Cursos disponíveis

Educação Ambiental, Sujeitos e Identidades

Educação Ambiental, Sujeitos e Identidades

Módulo I – Educação Ambiental, Sujeitos e Identidades
Modalidade: semipresencial
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Educação ambiental e suas relações com a cultura; territórios sustentáveis. Concepção Ambiental. Princípios, pressupostos e fundamentos da Educação Ambiental. Histórico da Educação Ambiental.


Políticas Públicas de Educaçao Ambiental no Brasil

Políticas Públicas de Educaçao Ambiental no Brasil

Módulo II – Políticas Públicas de Educação Ambiental no Brasil
Modalidade: semipresencial
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Educação Ambiental e mudanças de paradigma; Legislação ambiental e políticas públicas de Educação Ambiental, com ênfase na Política Nacional de Educação Ambiental, Programa Nacional de Educação Ambiental, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental e na BNCC. Escolas como espaços educadores sustentáveis.


Metodologias Participativas para a Educação Ambiental

Metodologias Participativas para a Educação Ambiental

Módulo III – Metodologias Participativas para a Educação Ambiental
Modalidade: semipresencial
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com- Vida) e Coletivos Jovens na escola; organização e manutenção de redes de educadores ambientais; gestão escolar, currículo e escolas sustentáveis; Município Educador Sustentável, Projeto Político- Pedagógico e a Educação Ambiental Escolar. Envolvimento da comunidade na construção e identificação de sua própria realidade. Participação e diálogo. Participação comunitária. Diagnóstico socioambiental participativo.


Aprendizagem ativa na Educação Ambiental

Aprendizagem ativa na Educação Ambiental

Módulo IV – Aprendizagem ativa na Educação Ambiental
Modalidade: semipresencial
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Formação de Professores e Educação Ambiental; Saberes ambientais e interdisciplinaridade; Ensino Híbrido na Educação Ambiental; Metodologia ativa da Problematização com o Arco de Maguerez.


Projetos de pesquisa/intervenção e seminários temáticos

Projetos de pesquisa/intervenção e seminários temáticos

Módulo V – Projetos de pesquisa/intervenção e seminários temáticos
Modalidade: semipresencial
Carga Horária: 60 horas
Ementa: Fundamentos da Pesquisa em Educação Ambiental; Elaboração e desenvolvimento de Projetos de pesquisa/intervenção; Plano de ação da proposta de aplicação no ambiente escolar; Seminários temáticos.


Tecnologias Assistivas

Tecnologias Assistivas

Olá cursistas

Nossa trilha formativa será de 6 semanas onde iremos mergulhar nos pressupostos  da Tecnologia Assistiva (TA) e seu papel social.  Buscaremos refletir sobre a TA englobando produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços. Dentre todos arcabouço da TA, compreenderemos o processo da  Inclusão social e acessibilidade através da TA numa perspectiva da  autonomia, independência, qualidade de vida. Todos o caminhos será desenhado na busca de identificar os Recursos de acessibilidade facilitando a inclusão educacional e sócio digital da pessoa com deficiência e público da educação especial.

Sua participação será indispensável e alegre para todos nós. 

Um abraço inclusivo

Prof. Anderson Araujo

FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA
MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES

FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA

O objetivo do curso é a inserção da juventude ribeirinha do São Francisco, no alto sertão sergipano , no desenvolvimento do turismo de base comunitária. 

Treinamento Moodle

Treinamento Moodle

Olá pessoal, sejam bem vindos ao nosso treinamento para utilização da plataforma Moodle, vulgo MUDO (apelido), utilizada pelo CESAD com a denominação de AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Objetivos:
Esse treinamento visa tanto a habilitação docente quanto a construção de uma fonte de informação por meio de tutoriais, ambas para a utilização do AVA. A formação docente estará focada no desenvolvimento tanto das habilidade para utilizar as ferramentas desse ambiente quanto das capacidades de buscarem as soluções para utilização do AVA. O banco de tutoriais será composto inicialmente pelas aulas sobre as ferramentas mais básicas e padrões a serem utilizados no AVA.


Veganismo: um modo de viver justo para todos

Veganismo: um modo de viver justo para todos

Trata-se de um curso de educação à distância em parceria entre o Laboratório de Ética Ambiental e Animal, coordenado por Fabio A G Oliveira e Rita Leal Paixão, ambos professores da Universidade Federal Fluminense e o Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA) cujo propósito é de conscientizar as pessoas da necessidade de ter um consumo consciente para que possamos criar uma nova perspectiva de sobrevivência das espécies. O projeto busca expor uma visão integrada sobre a real situação do destino da humanidade caso não mudem seus hábitos alimentares e estilos de vida a curto e médio prazo.

Curso Pré-PIBIC 2023/2024

Curso Pré-PIBIC 2023/2024

Este curso visa promover o conhecimento a respeito do funcionamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e dos compromissos e obrigações dos estudantes enquanto bolsistas, remunerados ou voluntários.

Pré-PIBIC 2022/2023

Pré-PIBIC 2022/2023

Este curso visa promover o conhecimento a respeito do funcionamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e dos compromissos e obrigações dos estudantes enquanto bolsistas, remunerados ou voluntários.

Pré-PIBIC 2022.1

Pré-PIBIC 2022.1

Este curso visa promover o conhecimento a respeito do funcionamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e dos compromissos e obrigações dos estudantes enquanto bolsistas, remunerados ou voluntários.

Práticas de leitura e escrita acadêmicas 2020
RENATA FERREIRA COSTA BONIFACIORICARDO NASCIMENTO ABREUMARTHA SUZANA CABRAL NUNES

Práticas de leitura e escrita acadêmicas 2020

Objetivos: Visa oferecer aos estudantes subsídios para o desenvolvimento de competências e habilidades em leitura e escrita em ambiente acadêmico – promoção do Letramento Acadêmico. Mais especificamente, o curso objetiva: promover o conhecimento do funcionamento da língua portuguesa nas habilidades de leitura e escrita; fomentar o acesso ao discurso e aos gêneros textuais acadêmicos e possibilitar a formação de alunos crítico-reflexivos.               

Programa: O curso está organizado em três dimensões, que contam com reflexão teórica e aplicação prática/oficinas:

Módulo I: Estratégias de Leitura (20h) - Apresenta os aspectos específicos do ato de ler textos acadêmicos e de fixação conceitual.

Módulo II: Língua, Texto e Discurso (20h) - Apresenta as estratégias para garantir a organização, progressão, coesão e coerência do texto.  

Módulo III: Produção Escrita (20h) - Apresenta uma discussão sobre a prática do plágio e o discurso acadêmico-científico, assim como os processos de composição e de produção escrita de gêneros acadêmicos.




Práticas de leitura e escrita acadêmicas 2023.1

Práticas de leitura e escrita acadêmicas 2023.1

Objetivos: Visa oferecer aos estudantes subsídios para o desenvolvimento de competências e habilidades em leitura e escrita em ambiente acadêmico – promoção do Letramento Acadêmico. Mais especificamente, o curso objetiva: promover o conhecimento do funcionamento da língua portuguesa nas habilidades de leitura e escrita; fomentar o acesso ao discurso e aos gêneros textuais acadêmicos e possibilitar a formação de alunos crítico-reflexivos.               

Programa: O curso está organizado em três dimensões, que contam com reflexão teórica e aplicação prática/oficinas:

Módulo I: Estratégias de Leitura (20h) - Apresenta os aspectos específicos do ato de ler textos acadêmicos e de fixação conceitual.

Módulo II: Língua, Texto e Discurso (20h) - Apresenta as estratégias para garantir a organização, progressão, coesão e coerência do texto.  

Módulo III: Produção Escrita (20h) - Apresenta uma discussão sobre a prática do plágio e o discurso acadêmico-científico, assim como os processos de composição e de produção escrita de gêneros acadêmicos.




Práticas de leitura e escrita acadêmicas 2023.2

Práticas de leitura e escrita acadêmicas 2023.2

Objetivos: Visa oferecer aos estudantes subsídios para o desenvolvimento de competências e habilidades em leitura e escrita em ambiente acadêmico – promoção do Letramento Acadêmico. Mais especificamente, o curso objetiva: promover o conhecimento do funcionamento da língua portuguesa nas habilidades de leitura e escrita; fomentar o acesso ao discurso e aos gêneros textuais acadêmicos e possibilitar a formação de alunos crítico-reflexivos.               

Programa: O curso está organizado em três dimensões, que contam com reflexão teórica e aplicação prática/oficinas:

Módulo I: Estratégias de Leitura (20h) - Apresenta os aspectos específicos do ato de ler textos acadêmicos e de fixação conceitual.

Módulo II: Língua, Texto e Discurso (20h) - Apresenta as estratégias para garantir a organização, progressão, coesão e coerência do texto.  

Módulo III: Produção Escrita (20h) - Apresenta uma discussão sobre a prática do plágio e o discurso acadêmico-científico, assim como os processos de composição e de produção escrita de gêneros acadêmicos.